balneabilidade

Balneário Passo do Verde segue impróprio para banho

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O Balneário Passo do Verde, de Santa Maria, mais uma vez foi classificado como impróprio para banho em relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O sexto relatório de balneabilidade foi divulgado nesta sexta-feira. Entre os 90 pontos analisados, quatro locais estão impróprios para banho (na semana passada eram cinco).

Na Região Central, 11 locais são monitorados. O Balneário Passo do Verde, em Santa Maria, foi considerado impróprio pela terceira semana seguida. O Balneário Ernesto Alves, em Santiago, que estava impróprio atá a semana passada, passou a ser enquadrado como próprio para banho. 

Prefeitura já arrecadou 51% dos valores referentes ao IPTU

Todos os pontos recebem placas informativas, identificando a condição de banho - própria ou imprópria. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são realizadas semanalmente. Neste veraneio, os boletins informativos são divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 26 de fevereiro. 

O Estado permite que os próprios municípios definam se locais públicos, como praias e balneários, podem receber visitantes. A condição é que as prefeituras realizem intensa fiscalização para coibir aglomerações. Além disso, deve haver distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas e uso de máscara. Mesmo durante o período de pandemia e de restrições aos veranistas, o projeto seguirá acontecendo normalmente.

Atualmente estão em condição própria para banho na região:  

  • Cacequi: Balneário São Simão - Rio Santa Maria 
  • Mata: Balneário de Mata - Rio Toropi
  • Nova Palma: Balneários de Nova Palma - Rio Soturno
  • Restinga Sêca: Balneário das Tunas - Rio Vacacaí
  • Rosário do Sul: Praia das Areias Brancas - Rio Santa Maria
  • São Vicente do Sul: Passo do Umbú - Rio Ibicuí
  • Jaguari: Balneário Fernando Schilling - Rio Jaguari
  • São Francisco de Assis: Balneário Poço das Pedras - Arroio Inhacundá
  • São Francisco de Assis: Balneário de Jacaquá - Rio Ibicuí
  • Santiago: Balneário Ernesto Alves - Rio Ibicuí

NO ESTADO
Outros pontos no Rio Grande do Sul que estão em condições impróprias são: Balneário dos Prazeres (Pelotas), Praia do Encontro (São Jerônimo) e o Balneário Rebelo (Tapes).  

Os técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam alertam que os veranistas procurem sempre locais que apresentam condição da água própria para o banho para evitar riscos à saúde. Outra orientação é não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carregamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, ocasionando picos de contaminação. Também é importante não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois do calorão, Santa Maria terá chuva ao longo da semana

Próximo

Defesa quer que júri da Kiss seja sem público em razão da pandemia

Geral